Portugal é destino para quem gosta de boa culinária

Portugal não vive seus melhores dias economicamente e as glórias dos tempos das grandes navegações são apenas lembranças cantadas em belos fados e descritas em sua rica literatura. Porém, se tem algo que os portugueses seguem mandando muito bem é na gastronomia. Quem visita o país sempre volta com saudades dos doces e de pratos típicos da culinária local. São sabores deliciosos e tipicamente arraigados na tradição do país. Preparamos um ranking com os cinco pratos (na verdade, sete pois não conseguimos deixar dois clássicos portugueses de fora) que você deve provar ao visitar a terra de Camões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
1 – Bacalhau com Natas e Bacalhau à Lagareiro
Azeite de olivas e bacalhau são praticamente sinônimos de Portugal, tanto que existe mais de mil receitas diferentes com os dois ingredientes. Mas existem dois pratos que representam muito bem toda essa história do bacalhau com os patrícios. O primeiro é o bacalhau com natas, feito com peixe em pedaços ou desfiado. O peixe então é gratinado no forno com creme de leite. Já o bacalhau à lagareiro é uma posta bem grande e alta de bacalhau grelhado. Ele é servido acompanhado por batatas ao murro (com muito azeite e alho) e, dependendo da região em que você estiver, com espinafre.

2 – Pastel de Nata e Pastel de Belém
Poucos sabem, mas são coisas diferentes. O pastel de nata é aquele que você encontra em qualquer lugar, seja na padaria ou no boteco da esquina. Sempre vai ter! Já o internacionalmente famoso Pastel de Belém só é encontrado na Pastelaria de Belém, em Lisboa, e os donos do estabelecimento dizem que a iguaria é resultado de uma receita secreta de família. Pra saber a diferença, só provando os dois.

3 – Francesinha
Não espere nada de francês nessa receita, este é um prato típico da cidade do Porto e que se popularizou em todo o país. Nada mais é que pão e vários tipos de carne de gado e porco servidos com um molho especial, batata fria e ovos. Em alguns bares e restaurantes é possível encontrar a versão vegetariana do prato, que mesmo com esse nome no diminutivo, vale por uma refeição completa.

4 – Queijo da Serra da Estrela
Esse é o queijo mais popular de Portugal. Em algumas versões ele é servido cremoso, podendo-se comer de colher, e na forma curada, mais sólida. É um queijo feito a partir do leite de ovelhas, o que confere um sabor inigualável e super característico. Além de ser servido puro, existem várias preparações que o utilizam o ingrediente (desde sanduíches até bolinhos de bacalhau recheados). Coma sem moderação!

5 – Alheira
De todos os “enchidos portugueses”, que é como eles chamam as linguiças e salsichas, este talvez seja o mais saboroso e mais curioso de todos, pois não leva nenhum tipo de carne em sua receita. É feito a partir de uma mistura de ovos, farinhas e muitos temperos, entre eles o alho, que dá o nome à receita e confere o sabor mais perceptível. A iguaria foi criada pelos judeus que desembarcaram em Portugal. Como eles não comiam muitas das carnes das quais eram feitas as linguiças portuguesas, eles criaram a Alheira para não serem perseguidos pelos cristãos. Seu preparo pode ser frito ou assado, e normalmente é servido com arroz, saladas e ovos.

Câmbio
Ficou com água na boca e quer viajar para o país dos patrícios? Ao viajar por Portugal, o que pode ser feito tranquilamente em uma semana, de ponta a ponta, a dica é levar notas pequenas de Euro, pois você vai precisar para o transporte e para comer em vários lugares à beira das estradas. Faça seu cadastro no Supercâmbio, compare as cotações da moda e escolha a melhor opção entre as casas de câmbio parceiras. Tudo pela internet, onde lhe for mais conveniente. Depois disso, só podemos lhe desejar: bom apetite!

1 comentário em “Portugal é destino para quem gosta de boa culinária

  • nossa que delícias, em breve estarei visitando este país e degustarei essa culinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami