La Boqueria: O mercado público de Barcelona

 

 

 

 

 

 

 

Não importa em qual o país estejamos, sempre que tivermos a chance de entrar e conhecer um mercado público, não devemos perder a oportunidade. Muito da história, da gastronomia típica e características cotidianas de uma cidade e de seu povo podem ser observados nestes locais pitorescos e únicos. Então, se você estiver com viagem programada para Barcelona, na Espanha, reserve um dia para conhecer o Mercat de La Boquería. O local é famoso por causa do grande movimento e serve muitos sucos de frutas com preços acessíveis (dois ou três euros o copo), além de belas bandejas de frutas picadas, que também estão entre “as mais pedidas” nas bancas. Mas claro, se a pessoa não estiver nessa “vibe” de vida saudável, existem bancas para todos os gostos, sejam doces e chocolates, até sanduíches e pratos com os tradicionais “jamons”, que nada mais são que os deliciosos presuntos espanhóis.

Mercado histórico
La Boqueria é o mercado mais antigo de Barcelona, inaugurado em 19 de março de 1840, dia de São José, e por isso seu nome oficial é “Mercat de Sant Josep”, em Catalão. Mantido pela prefeitura, o local mantém a mesma estrutura e os mesmos tipos de negócio desde sua fundação. Algumas bancas se orgulham de manter o negócio na mesma família desde a fundação do espaço, hoje muito visitado por turistas, mas que por muito tempo foi um dos principais centros de abastecimento da Catalunha. Atualmente são mais de 300 bancas instaladas vendendo iguarias, temperos, frutas e um espaço para pequenos e charmosos restaurantes que servem pratos típicos.

Caminhada
Para chegar em La Boqueria basta seguir caminhando pelas famosas Ramblas de Barcelona. Instalada estrategicamente bem no meio do caminho entre uma ponta e outra do passeio público, é praticamente impossível não passar em frente ao local pelo menos uma vez por dia. Para quem está hospedado em outra parte da cidade, o melhor é pegar a linha verde do metrô e descer na Estação Liceu. Para quem quer aproveitar melhor o passeio, a dica é ir entre o início da manhã e o meio dia. Na parte da tarde o local fica abarrotado e fica difícil até mesmo chegar nas bancas. La Boqueria abre de segunda a sábado, sempre das 8 da manhã até às 20h30.

Câmbio
Em toda a Espanha a moeda é o Euro. Os preços em La Boqueria são bastante acessíveis, e é um bom local para comprar presentes para amigos e familiares antes de retornar para casa. Muitas bancas só aceitam pagamento em dinheiro, então, é uma boa você levar a moeda local em notas. Para evitar mais perdas na troca, já saia do Brasil com o câmbio de Real para Euro efetuado. Cadastre-se no Supercâmbio, compare a melhor cotação e compre seus Euros com rapidez, comodidade e segurança. Depois é só curtir Barcelona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami