Maratona de NY: a maior e mais popular corrida de 42km do mundo

 

 

 

O primeiro domingo de novembro já se tornou tradicional na “Big Apple”. Isso porque é nesta data que, desde 1970, é realizada a Maratona de Nova Iorque – a maior e mais popular corrida de 42km do mundo. Neste dia, o púbico esquece as baixas temperaturas e comparece em peso nas ruas. São cerca de 50 mil corredores amadores e maratonistas. Destes, 10 mil são estrangeiros.
A prova, que este ano acontece dia 6, faz parte da World Marathon Majors (WMM), circuito com as seis maratonas mais importantes do mundo, que inclui também Berlim, Boston, Chicago, Londres e Tóquio. Para fazer parte deste grande evento não é tão simples. Os participantes precisam ser sorteados ou correr representando uma entidade filantrópica. Se você se inscreveu três vezes e não foi contemplado, poderá participar automaticamente na quarta vez. Para os locais é ainda mais complicado conseguir uma vaga: eles precisam ter corrido nove maratonas para poder se qualificar. Aqueles que não conseguirem podem tentar a sorte no sistema de sorteio. As inscrições costumam encerrar no início do ano.
Logística
A prova tem início no distrito de Staten Island, ao som de “New York, New York”, na voz de Frank Sinatra. Desde 2008, a largada é feita em um processo de ondas. Hoje são quatro, com 25 minutos de intervalor entre cada uma. São três grupos de cores, que identificam o local de largada na ponte: laranja e azul largam em cima, enquanto verde larga na parte debaixo. Estes grupos ainda são divididos em subgrupos, separados por letras. Tudo isso para que, desde a largada, os corredores sofram um número mínimo de “atropelos”, comuns nessas provas com tanta gente.
A partir daí, os atletas fazem um verdadeiro tour pela cidade, passando por seus outros quatro distritos: Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan. A prova termina no famoso Central Park. A cidade inteira se mobiliza para a competição. Estima-se que 2 milhões de pessoas apoiam e aplaudem os corredores durante o percurso. No dia seguinte, já é tradição ver os participantes caminharem com suas medalhas no peito, recebendo os parabéns de locais e
turistas.
Quer participar da maratona do ano que vem? Programe-se
Se você conseguiu se inscrever ou vai para a Big Apple para assistir à maratona, não custa nada lembrar: o ideal é já sair do Brasil com os dólares que você vai gastar. A Supercâmbio resolve a compra de moeda estrangeira para você de forma rápida e prática. Basta acessar o site, comparar as cotações das principais casas de câmbio do País cadastradas e comprar seus dólares num ambiente online, em total segurança. Acesse www.supercambio.com.br e finalize os preparativos para sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami