Beto Conte, diretor do STB Trip & Travel, nos leva a Baku (Azerbaijão), às margens do Mar Cáspio

Baku, a capital do Azerbaijão, que conheci em minha recente viagem ao Cáucaso, me fascinou por sua diversidade. Eu já havia achado interessante as vistas aéreas, por ocasião do Grand Prix de Fórmula 1 de Baku, de 2016, que mostrava toda uma parte homogênea da cidade com prédios europeus elegantes do início do século XX. Mas fiquei ainda mais encantado com minhas caminhadas transitando por diferentes momentos históricos da cidade. Conheça alguns deles:

1) A Cidade Medieval Murada, da época em que Baku passou a ser a capital do reino Árabe-Persa de Shirvan (entre os séculos IX e XVI), se desenvolve em torno do Shirvanshah’s Palace – um palácio do século XV, Patrimônio Mundial pela Unesco. Nesta parte da cidade se destaca a Torre da Donzela (Giz Qalasi), construída entre os séculos VII e XII, em frente a um antigo karavansaray (estalagens ainda da época da rota da seda). O local foi transformado em um restaurante e em lojas de artesanato que vendem os renomados tapetes locais – legado do seu passado persa.

2) O Período Russo Czarista deixou as belas construções da Belle Époque  Europeia, no final do século XIX – que trouxe os magnatas da nova indústria para a região: Os Rotschilds, Nobel, Gulbenkian e mais 150 empresas da fraca industria (na época), que se transformaram em companhias como Exxon e Shell. Hoje, o local compõe um belo conjunto urbano, movimentado e agradável, com grandes marcas: do Hard Rock Cafe a Bulgari. O destaque fica para o prédio do Nizami Museu de Literatura do Azerbaijão, em homenagem ao poeta local Nizami Ganjavi, que possui o acervo da literatura do Azerbaijão e estátuas de poetas de destaque do país. Um legado da influência Persa que dominou a região por séculos, na qual a poesia tem grande relevância cultural.

3) O Período Soviético está presente em partes da cidade, com suas construções monumentais e blocos de edifícios – a funcionalidade prevalecia sobre a estética.

4) Já o boom do petróleo do século XXI é marcado com as Flame Towers – os três edifícios mais altos de Baku, que abrigam escritórios e hotéis. À noite, os prédios chamam a atenção com iluminação em LED dinâmica, que faz com que as cores e imagens mudem a todo momento. A modernidade e riqueza da parte nova de Baku lembram os Emirados Árabes, também com seus petrodólares.

O maravilhoso centro cultural Haydar Aliev, projeto da arquiteta Zaha Hadid, inaugurado em 2013, é uma visita imperdível. Com sua fachada sinuosa envidraçada, o movimento das linhas é elegante, leve e harmônico.

Também vale a pena também conferir o Museu do Tapete, na orla do Mar Cáspio, onde a construção em si já é uma atração, pois a estrutura do museu é de um tapete enrolado. Lá, você faz uma viagem pela história dos tapetes mais renomados do Azerbaijão, que recebem o nome das regiões nas quais são confeccionados – ainda da forma tradicional persa: Shirvan, Guba, Gazakh, Karabakh e Baku.

Visitei também a casa dos irmãos NOBEL, que foram os precursores da indústria petrolífera no Cáspio, e transformaram o Canato de Baku em uma verdadeira Meca do petróleo. Alfred e os irmãos foram revolucionários ao construir as primeiras refinarias privadas, além de assentar o primeiro oleoduto e distribuir o petróleo russo através de navios petroleiros construídos por eles mesmos. A fundação NOBEL continua o legado de incentivo ao desenvolvimento das ciências até hoje.

No topo de uma das colinas de Baku há o Monumento Shahidlar, dedicado aos heróis nacionais que lutaram pela independência do Azerbaijão. Do alto, é possível ter uma boa visão da cidade, com os parques junto ao mar Cáspio, o centro medieval, o Europeu e os atuais prédios dos petrodólares. Uma intrigante composição que cobre a história do Azerbaijão através de sua arquitetura. Vale a pena conferir!

Está se programando para uma viagem internacional? Cadastre a Taxa-Alvo, uma ferramenta da Supercâmbio na qual você cadastra a taxa de câmbio pela qual deseja comprar moeda estrangeira e, se a cotação chegar ao valor indicado, você é avisado. Depois basta fazer a compra de forma totalmente online, rápida e segura.

* A Supercâmbio é primeiro portal online de comparação de taxas de câmbio e compra de moedas estrangeiras do Brasil. No site, o cliente pesquisa a cotação do câmbio de hoje nas melhores casas de câmbio e concluiu seu pedido sem sair de casa. Entre as opções estão dólar, euro, pesos e outras 15 moedas de diferentes países. O pagamento é feito diretamente para a empresa escolhida e a moeda é retirada na loja selecionada ou, se a opção for delivery, a entrega é feita no local indicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami