Doces ou travessuras? Embarque direto para o Halloween dos Estados Unidos

Para quem pode esticar um pouquinho o feriado de 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados no Brasil, rumo à terra do Tio Sam, pode ter a sorte de aproveitar um feriado típico norte-americano: o Halloween, comemorado no dia 31 de outubro.

Nas lojas dos EUA o apelo do Halloween é muito forte

A data também é chamada de Dia das Bruxas. E tudo nessa festa tem um motivo. Primeiro é o início dessa celebração: em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, cerca de um milhão de pessoas imigrou para os Estados Unidos, levando consigo sua história e tradições, que tiveram influência direta dos celtas.

Há registros que esta data comemorativa tem mais de 2.500 anos, tendo surgido entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam em suas casas objetos como caveiras e ossos.

Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Ao longo dos anos a festa vem sendo celebrada também em outros países, como o Brasil. Mas nada se compara ao que os norte-americanos fazem para lembrar a data. Há toda uma preparação especial. “As lojas oferecem uma infinidade de objetos, brinquedos e fantasias, como de fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros e até personagens como Drácula e Frankenstein”, conta a gaúcha Fabiana de Paula Lewis, que reside em Pittsburgh, na Filadélfia, e trabalha como Realtor, ou, corretora de imóveis.

Até os fofos personagens da Disney, a Minnie e o Mickey, ganham suas versões “macabras” para marcar a data.

“As famílias têm envolvimento total, decoram suas casas para festejar. É pura alegria”, revela Fabiana. É normal ver nos jardins as lanternas Jack, abóboras vazias iluminadas com velas ou lamparinas, para parecer uma cabeça assustadora. Nada mais tradicional nesta festa. Reza a lenda irlandesa de Jack O’Lantern (o Jack da Lanterna, no bom português) adorava beber e que por várias vezes enganou o diabo. Quando morreu, ele não conseguiu entrar no céu, e por já ter enganado o diabo, também não conseguiu entrar no inferno.

Ele ficou no meio do caminho e o diabo lhe deu um pedaço de carvão. Jack então acendeu e o colocou dentro de um nabo irlandês, transformando-o em uma lanterna com a qual vagava por aí, iluminando seu próprio caminho. Já nas terras americanas a lenda virou brincadeira, e como nos EUA havia escassez de nabos, mas abundância de abóboras, logo surgiu esse tradicional símbolo do Halloween.

E não se esqueça de um detalhe importante: entre no clima e leve sempre em seus bolsos ou bolsa umas balas para entregar à garotada, que saí às ruas, fantasiada, e gritando “doces ou travessuras?” – trick or treat? Se você não der doces, já sabe: poderá sofrer com uma molecagem, como ser todo coberto por spray de espuma colorida.

A festança não é só da meninada não. Por todo o país rola muita festa de Halloween pela night americana. Vá até uma loja, escolha uma fantasia e partiu balada. Só não esqueça que antes de partir para a terra do Tio Sam, é importante trocar seu dinheiro. Leve moeda em espécie, cash, dólar sobre dólar, as famosas verdinhas, para que sua festa não vire pesadelo no seu retorno, com a chegada da fatura do cartão.

No site da Supercâmbio você pesquisa as cotações de dólar e outras moedas nas principais casas de câmbio do País. Tudo em um só lugar. No conforto de seu lar, podendo, inclusive, receber os dólares em casa, ou no endereço que desejar.

 

*          A Supercâmbio é primeiro portal online de comparação de taxas de câmbio e compra de moedas estrangeiras do Brasil. No site, o cliente pesquisa a cotação do câmbio de hoje nas melhores casas de câmbio e concluiu seu pedido sem sair de casa. Entre as opções estão dólar, euro, pesos e outras 15 moedas de diferentes países. O pagamento é feito diretamente para a empresa escolhida e a moeda é retirada na loja selecionada ou, se a opção for delivery, a entrega é feita no local indicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami