Desvendando as belezas da Romênia – Por Beto Conte, STB Trip&Travel

Beto Conte, do STB Trip&Travel, que já percorreu 134 países nos 5 continentes, nos relata sua recente viagem pela Península Balcânica – Um fascinante itinerário pelo Leste Europeu desvendando as belezas da Romênia, Bulgária, Macedônia e Sérvia. Nesta edição nos apresenta a Romênia.

Nossa viagem em setembro último começou na Romênia por sua capital Bucareste em pleno festival de música clássica, seguindo pelos castelos medievais da Transilvânia, percorrendo a região tradicional de Maremures nas montanhas dos Cárpatos, e os mosteiros de Bucovina, declarados Patrimônios da Humanidade, com seus magníficos afrescos considerados obras primas da arte bizantina.

Foi uma oportunidade de conhecermos melhor a história da Península Balcânica, desde a Antiguidade até nossos dias, passando pelo período romano, bizantino, principados independentes medievais, dominação austríaca e otomana, e o conturbado século XX com suas duas Grandes Guerras e longo período no bloco comunista.

Espero com meu relato abaixo apresentar as atrações dessa região estratégica entre a Europa e Oriente Médio:

BUCARESTE

Universidade de Bucareste

Chegamos em Bucareste, a Paris da Península Balcânica, com suas amplas avenidas, no dia de abertura do renomado festival de música clássica George Enescu, que leva o nome do primeiro compositor Romeno de legado universal. A cidade estava lotada com atrações musicais nos principais estabelecimentos culturais da cidade como o Grand Palace Hall e Atheneum.

Sugiro começar a visita da capital da Romênia pela Avenida da Vitoria e a Praça da Revolução que ganhou notoriedade global ao registrar os momentos finais de Nicolae Ceausescu no poder. Em torno da praça o Ateneu Romeno, o antigo Palácio Real hoje Museu de Arte Romena e a biblioteca da Universidade.

No centro antigo visitar a Igreja Stavropoleose Oldcourt – com suas ruelas estreitas e com seus cafés, antiquários e galerias de arte.

Vale a pena conferir o Open Air Village Museum no Parque Herastrau com replicas de habitações tradicionais e estilo de vida de diferentes partes do pais.

Destaca-se também a colina Patriarcal que abriga a catedral ortodoxa, o palácio Patriarcal e a elegante residência do Patriarca. Continuando até o imenso prédio do Parlamento, coroando a avenida da União com seus belos jardins e fontes – trata-se da maior edificação da Europa – legado do monumentalismo do período comunista de Ceausescu.

SIBIU
A caminho de Sibiu cruzamos as planícies do sudeste da Romênia, atravessamos os Cárpatos do Sul e o pitoresco Vale do Rio Olt.
Vale a pena parada no monastério Curtea de Argesque abriga o Santuário da Família Real da Romênia.

No caminho, parada também para ver o monastério fortificado de Cozia do século XIV.

Chegando em Sibiu me encantei com esta cidade-museu repleta de monumentos medievais bem preservados.

Um dos mais importantes centros culturais do país e capital Europeia da Cultura em 2007. Na caminhada pelo centro murado de Sibiu descobri suas belas praças, a Torre do Relógio e Liars’ Bridge.Visitamos também a igreja Evangélica, um impressionante monumento Gótico construído em 1520.

Na fotogênica Praça Maio (Piata Mare) encontramos a igreja Jesuíta, a Torre do Conselho e o Museu Brukenthal.

SIGHISOARA

Sisghiogara, a terra natal do Drácula

Outro ponto alto de uma viagem a Romênia é Sighisoara, no coração da Transilvânia e cidade natal do príncipe Vlad Tepes, o Conde Drácula, que esta no imaginário de todos.

A Transilvânia, era um antigo principado de grande beleza cênica e rica historia nos Carpatos – a segunda mais longa cadeia de montanhas Europeias que se estende por 1500 km na Europa Oriental.

Sighisoara é considerada uma das cidadelas medievais mais bonitas da Europa – uma cidade amuralhada com a Torre do Sino no alto da colina é uma joia do séc. XVI com suas nove torres, ruas de pedras, casario e igrejas. A gente se sente voltando no tempo.

MARAMURES
Area rural tradicional famosa por suas igrejas de madeira como a de Surdesti com a maior torre de madeira da Europa e patrimônio mundial pela UNESCO. Muito pitorescas as aldeias do Vale de Iza, junto a fronteira com a Ucrânia.

Impressionante o cemitério Merry, famoso por suas lapides coloridas com pinturas naïve que descrevem de maneira poética as pessoas ai enterradas bem como momentos de suas vidas. Arte representativa da cultura local que garantem a imortalidade da alma e a morte como momento de antecipação para uma vida melhor.

BUCOVINA AREA
Os mosteiros da região de Bucovina, declarados Patrimônios da Humanidade, é um dos legados da arte bizantina mais importantes do mundo, destacando-se seus afrescos internos e externos de cores vivas.

Visitamos ao monastério de Moldovita – fundado por Petru Raresem 1537 com uma deslumbrante descrição da genealogia de Cristo, um tema difundido na Europa durante a Idade Média. Além do monastério de Sucevita, construído no século XIV com altos muros como uma fortaleza real. O mais impressionante é o mosteiro Voronet, chamada de “A Capela Sistina do Oriente”, fundada pelo rei Stephan o Grande em 1487 para celebrar a grande vitória contra o Império Otomano, ‘e considerado o melhor exemplo arquitetônico e pictórico da região.

BRASOV

Brasov

A partir de Bucovina atravessamos o super cênico desfiladeiro de Bicaz, o maior da Romênia, passando pelo belo Lago Vermelho. Uma das mais belas travessias dos montanhas Cárpatos nos levando a cidade medieval de Brasov – antiga capital da Transilvânia sob o nome de Kronstadt.

O centro histórico com a bela luz do final do dia resultou num dos conjuntos urbanos mais bonitos de nossa estada na Romênia. Próximo da praça tem a Igreja Negra, o mais representativo monumento gótico da Romênia e no topo da montanha o antigo castelo.

Próximo a Brasov tem o vilarejo de Brancom seu famoso castelo do seculo XIV, conhecido como o Castelo de Drácula por ter sido adotado pelo escritor Bram Stocker como cenário do romance, apesar do sanguinário Vlad Tepes, que inspirou o personagem, nunca ter vivido nesse castelo.

SINAIA

Palácio de Peles, em Sinaia

Conhecida como a “Pérola dos Cárpatos” devido à sua imensa beleza, abriga o Castelo de Peles, antiga casa de verão da família real da Romênia. Construído no século 19 pelo primeiro rei da Romênia, Carol I, o castelo guarda uma impressionante coleção de armas e objetos de arte.

SAIBA MAIS
Em setembro 2018 acontece mais uma edição do Grand Tour ROMÊNIA. Mais informações sobre viagens pela ROMÊNIA com Beto, pelo betoconte@stb.com.br, ou em uma das 3 unidades STB Trip&Travel que ele coordena em Porto Alegre – Na Quintino Bocaiuva, 267 ; Viva Open Mall e Paseo Zona Sul.
# (051) 4001.3000

VEJA MAIS: Confira o relato completo da viagem pela ROMÊNIA aqui.

*  A Supercâmbio é primeiro portal online de comparação de taxas de câmbio e compra de moedas estrangeiras do Brasil. No site, o cliente pesquisa a cotação do câmbio de hoje nas melhores casas de câmbio e concluiu seu pedido sem sair de casa. Entre as opções estão dólareuropesos e outras 15 moedas de diferentes países. O pagamento é feito diretamente para a empresa escolhida e a moeda é retirada na loja selecionada ou, se a opção for delivery, a entrega é feita no local indicado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami