Vai cotar o seguro viagem? Veja fatores que podem encarecê-lo.

Já sabemos que o seguro viagem é imprescindível para que você e sua família viagem tranquilamente. Em alguns locais, ele é um serviço obrigatório, inclusive. Na maioria dos países da Europa e em alguns países da América Latina, se você não possuir o serviço, pode não entrar no território. Após entendermos isso, o próximo passo é cotar o seguro viagem.

Veja aqui os países onde o seguro viagem é obrigatório.

Diversos fatores influenciam no valor dos planos de seguro. Entre eles estão destino, período da viagem, tipo de cobertura (básica ou com adicionais), acréscimo de cobertura específica como para esportes radicais ou, gravidez. Mas, antes de você considerar quais adicionais podem ser incluídos em seu plano, precisa entender o que está incluso na cobertura básica de um seguro viagem.

Entenda a cobertura básica obrigatória:

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), desde 2016 são vigentes as normas que definem que um seguro viagem internacional deve cobrir obrigatoriamente:

→ Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior (DMHO em viagem ao exterior): consiste na indenização das despesas efetuadas pelo segurado para seu tratamento, sob orientação médica, ocasionado por acidente pessoal ou enfermidade súbita e aguda durante o período de viagem ao exterior. Dentro desta norma, é também obrigatória a cobertura de enfermidades preexistentes.

O atendimento médico do seguro viagem (inclusive gravidez e preexistência) está limitado a casos de urgência ou emergência:

Mas, não há cobertura para tratamentos eletivos ou contínuos. Por exemplo, se você tem diabetes e sofrer uma crise durante a viagem, será atendido ou medicado até estar em condições de continuar a viagem ou voltar para casa, em caso de emergência ou urgência. Mas, se você apenas se sentir indisposto e quiser consultar um médico para checar, você terá de arcar com este custo.

→ Traslado de corpo: consiste na indenização das despesas com a liberação e transporte do corpo do segurado do local da ocorrência até o domicílio ou local do sepultamento, incluindo-se nestas despesas todos os procedimentos e objetos imprescindíveis ao traslado.

→ Regresso sanitário: é a indenização das despesas com o traslado de regresso do segurado ao local de origem da viagem ou de seu domicílio, conforme definido nas condições contratuais, caso este não se encontre em condições de retornar como passageiro regular por motivo de acidente pessoal ou enfermidade cobertos.

→ Traslado Médico: cobre as despesas com a remoção ou transferência (quantas forem necessárias dentro do limite da cobertura) do segurado até a clínica ou hospital mais próximo em condições de atendê-lo, por motivo de acidente pessoal ou enfermidade cobertos.

Ainda podem fazer parte da cobertura básica internacional (e devem fazer parte da cobertura nacional):

Morte em viagem;

Morte acidental em viagem;

Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

Segundo o documento da norma, o seguro viagem deve garantir aos segurados ou seus beneficiários uma indenização limitada ao valor do contrato, na forma de pagamento do valor ou de reembolso, ou, ainda, de prestação de serviços, se ocorrerem os riscos cobertos, desde que relacionados à viagem, durante período e termos previamente determinados no contrato.

Entendendo os episódios que devem ser incluídos em uma cobertura básica, agora podemos conhecer alguns fatores que podem encarecer o seguro viagem.

Veja fatores que encarecem o seguro viagem:

Fator 1 – Tipos de cobertura + pacotes e planos

Como as coberturas são classificadas em básicas, adicionais e personalizadas, a quantidade de eventos que você escolher incluir na cobertura irá influenciar diretamente no preço do seu plano. O melhor é analisar bem o destino para onde se está viajando e o tempo de duração da viagem para decidir se serão necessárias coberturas adicionais. Além disso, existem seguradoras que oferecem planos e pacotes corporativos ou para a família, que podem baratear os custos.

Fator 2 – Destino

O país escolhido também pode encarecer o valor do plano. Não existe uma tabela ou normas oficiais de preços para cada lugar, mas alguns países possuem fatores que podem fazer algumas seguradoras cobrarem mais caro. Um exemplo disso, são os altos custos médicos e hospitalares americanos, que acabam encarecendo o seguro.

Fator 3 – Coberturas adicionais

São coberturas além daquelas consideradas básicas pela norma da SUSEP. Elas envolvem uma variedade grande de situações. Por isso, é importante que você analise bem aquelas que podem ser imprescindíveis, de acordo também com outros fatores como o período de viagem e o destino. Entre as opções mais comuns, estão:

Fator 4 – Coberturas personalizadas

Entre as coberturas adicionais, existem alguns casos chamados pelas seguradoras de coberturas personalizadas, pois envolvem situações muito específicas. Elas também podem acabar encarecendo um pouco o seu plano de seguro viagem, mas são extremamente necessárias dependendo do seu destino e do tipo de atividade que você realizará. Entre as principais, vamos destacar coberturas para prática de esportes radicais e gravidez.

 

Prática de esportes radicais – para os mais aventureiros, os esportes radicais podem aumentar o risco de imprevistos. Pensando nisso, as seguradoras possuem planos personalizados por esporte com maiores chances de acidentes como esqui, escalada, mergulho, entre outros. Certifique-se de que o esporte que você pretende praticar está listado no seu contrato de seguro.  

 

 

Gravidez – existem planos de saúde que cobrem complicações decorrentes da gestação, mas é preciso informar-se com atenção sobre o tipo de atendimento (alguns cobrem gestantes, mas apenas em relação a acidentes), o limite de idade da mãe e qual o período gestacional coberto pelo seguro viagem. Algumas seguradoras incluem esta cobertura dentro da cobertura básica obrigatória.

 

 

Após levar em consideração todos estes fatores, cote o seu seguro viagem com a Supercâmbio e escolha qual o melhor plano para a sua próxima viagem internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami