O que você deve saber antes de comprar dólar ou euro

Para que uma viagem saia de acordo com o planejado, é preciso prestar bastante atenção aos detalhes. Normalmente, as primeiras preocupações dos viajantes flutuam entre as passagens de avião, reservas de hotéis, itinerários de passeios e a organização das malas e outros objetos, entretanto, é imprescindível lembrar de comprar dólar, euro ou outra moeda estrangeira.

Na hora de lidar com câmbio, muitas questões surgem. Qual a melhor forma de comprar? Devo considerar o valor da compra ou da venda? Quais os documentos necessários para comprar? Qual a melhor forma de levar o dinheiro? Qual a diferença entre dólar comercial, dólar turismo e dólar paralelo?

Pensando nestas e outras perguntas, decidimos responder algumas dúvidas relacionadas à compra de dólar ou euro. Vamos lá?

Documentos necessários para comprar moeda estrangeira.

Carteira de Identidade (RG) ou documento equivalente e comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Secretaria da Receita Federal são os documentos básicos solicitados aos brasileiros para a compra de moedas. Mas, dependendo do valor da operação, algumas corretoras podem pedir também comprovante de residência, ficha cadastral e Imposto de Renda.

No caso da Pessoa Jurídica, além cartão CNPJ e a última alteração do contrato social, é necessário um cadastro junto à casa de câmbio escolhida. Algumas corretoras ainda solicitam o balanço da empresa e ficha cadastral de seus sócios.

Como funciona a compra e venda de dólar ou euro.

Em relação à compra de moeda estrangeira, não existe um valor limite. As pessoas podem comprar o quanto estiverem dispostas a gastar. Dependendo do valor da compra, as empresas de câmbio solicitam o IR do cliente para comprovar a capacidade financeira.

No caso do cliente estar vendendo moeda estrangeira, dependendo do valor, as empresas de câmbio podem solicitar a comprovação da origem da moeda estrangeira.

Em relação ao preço de venda e de compra, muitas pessoas confundem o que cada um significa e quando eles são utilizados. Se você pretende comprar dólar ou euro, pagará o preço de venda cobrado pelas casas de câmbio. Se for vender, pagará o preço de compra, que é sempre menor. A diferença entre eles é o chamado “ spread “ que basicamente é o lucro da casa de câmbio.

Qual a diferença entre dólar ou euro comercial, turismo e paralelo?

O dólar ou euro comercial é utilizado para fechamento de contratos de importação, exportação, transferências financeiras para o exterior, operações do governo, entre outras transações.

O dólar ou euro turismo é a moeda comprada por turistas antes da viagem. Ela pode ser adquirida em casas de câmbio e bancos, e tem como finalidade o pagamento das despesas no exterior (alimentação, hospedagem, passeios, etc).

Quando se adquire dólar ou euro para viajar, o valor da cotação será sempre contabilizado a partir das moedas turismo, que possuem valor mais alto do que o comercial.

O dólar ou euro paralelo é um mercado cambial clandestino, que não passa pelo supervisão do Banco Central. Portanto, não é recomendável utilizá-lo para fazer qualquer tipo de transação. É muito mais seguro comprar moeda através das casas de câmbio legalizadas e regularizadas.

Para saber mais sobre este tema, acesse o post “Entenda a diferença do dólar comercial, dólar turismo e dólar paralelo.”

Qual a melhor forma de levar dinheiro para o exterior?

A principal vantagem de levar dinheiro em espécie está na praticidade. Ter as notas em mãos dá um senso de normalidade e ajuda na organização dos gastos. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que o governo cobra em todas as operações de câmbio, no caso do papel moeda, é de 1,1%.

Uma desvantagem está no perigo de andar com o valor em sua carteira em um país desconhecido. Portanto, caso você não se sinta inseguro em caminhar com valores consideráveis para cima e para baixo, talvez possuir apenas moeda em espécie não seja a melhor solução.

Os cartões pré-pagos têm tido bastante sucesso nos últimos anos. Além de serem cômodos para quem não gosta de andar com a carteira cheia de dinheiro em países desconhecidos, eles podem receber depósitos a qualquer momento.

Por exemplo, caso você precise de mais dinheiro para fazer um passeio, basta fazer uma recarga e pronto. Alguns cartões contam com aplicativos disponíveis para celular. Neles, é possível verificar o saldo, as transações e efetuar recargas.

Outra vantagem é que os cartões pré-pagos são aceitos em quase todos os países do mundo. Até 2017, as únicas nações que não aceitavam o serviço eram a Coréia do Norte, Irã, Criméia, Sudão e Síria.

Em caso de roubo, furto ou perda, basta entrar em contato com a empresa que disponibilizou o cartão, solicitar o bloqueio e pedir um novo. Entre as desvantagens, a principal é o IOF de 6,38% além da taxa de saque.

Caso você dê mais importância à segurança do seu dinheiro do que às taxas, o cartão pré-pago é uma ótima opção, pois ele é amplamente aceito, de fácil utilização e extremamente seguro.

Uma boa saída para quem tem dúvidas sobre qual opção escolher é levar uma certa quantia em espécie e o restante no cartão. Assim, os riscos são minimizados e é possível aproveitar com segurança e praticidade.

Qual a melhor forma de comprar dólar ou euro?

Para comprar moeda presencialmente é preciso pesquisar quais as casas de câmbio mais próximas e, muitas vezes, ligar para tirar dúvidas, além de ter de pegar o endereço e se deslocar até o local.

Essa rotina pode se repetir algumas vezes até você achar a moeda com o preço desejado. Portanto, nos dias de hoje, não é a solução mais indicada.

A compra online ganhou muitos adeptos nos últimos anos, principalmente pela facilidade e comodidade na hora de comprar.

Através do computador, tablet ou celular, você consegue acessar os sites das casas de câmbio, além de estar informado sobre a cotação do dia. Tudo isto sem sair do conforto da sua casa ou do trabalho.

Também é possível solicitar a entrega da moeda em seu próprio endereço, facilitando ainda mais a vida de quem não dispõe de muito tempo livre.

Para facilitar ainda mais, a Supercâmbio reúne inúmeras casas de câmbio em seu site, unificando todo o processo em apenas um lugar. É muito simples. Saiba como comprar aqui.

Gostou das dicas? Ainda ficou com dúvidas sobre a compra de moeda e outros detalhes sobre viagem? Então fique de olho no nosso blog, pois estamos sempre com novidades sobre o mundo das viagens.

Bitnami